Posted by : Unknown
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Soraka – A Profeta das
Estrelas
“Sim
isto é uma banana, ninguém espera por uma banana!”
Venho com a maior alegria
trazer o tutorial sobre meu campeão favorito, o motivo de ter virado suporte e
sua triste história de ser subestimada por ADCs e Suportes de modo geral. Creio
que o motivo para subestimar este suporte é que ela pode ser um campeão
de fácil jogabilidade, todavia se você joga de Soraka frequentemente percebe
que ela não se limita a curar e encher mana. Em minha opinião este é um dos suportes
mais difíceis de jogar, necessitando muito treino e um tempo de reação na lane
rápido. Espero que os descrentes nessa musa roxa comecem a vê-la com outros
olhos após esse tutorial.
Prós
- Redução de MR rival
- Cura e bônus de armadura
- Recuperação de mana aliada
e silenciar
- Cura Global- Recuperação HP/Mana das habilidades (W,E,R) escalona em relação a % perdida
- Não possui métodos de
scape
- Não possui método de
controle de grupo
- Baixa vida no inicio do
jogo
Prioridade de
Habilidades
Nível 1 será habilitada o
infundir, por dois motivos: heal de mana para o AD Carry e para poder pokear e
silenciar o ADC ou Suporte rival.
Nível 2 habilitamos
obviamente a cura, para ter uma maior segurança.
Nível 3 voltamos a habilitar
o infundir para poder dar um dano extra e também recuperar mais mana do ADC.
Nível 4 é hora de habilitar
chamado estrelar, pois ajudará caso haja ganks... Para frente normalmente varia da lane (sempre upando a ulti quando der), eu opto por upar infundir para tanto ter um sustein grande de mana como para causar dano no poke... Mas isso é um gosto meu.
Habilidades
Anteriormente estava postando a descrição das habilidades e comentando, estarei fazendo somente o comentário a partir de agora. Os dados (custo de mana e cia) podem ser achados no site o LOL ou mesmo no jogo.
[Q] Chamado estrelar: Habilidade de classe
ofensiva do campeão, causando dano e ao mesmo tempo reduzindo a resistência
mágica dos rivais. Essa habilidade é muito boa para campeões de dano AP e o
melhor é que a mesma é de ação em área (como exemplo, já matei uma Akali
Feedada na base dos “meteoros”, mesmo estando invisível). Também poderá
utilizar para ter um acréscimo de dano (na lane) para Infundir, mas esta
habilidade brilha mais no momento das TFs. Algo curioso (e maravilhoso) é que
se acertar chamado estrelar em um campeão o tempo de recarga dela diminuirá e o
efeito de redução de MR é cumulativo.
Dano causado: Normalmente
baixo, mas o ponto forte é a redução de MR.
Custo de mana: Baixo.
Cuidado somente com o quanto usa, pois se abusar essa habilidade “comerá” toda
sua mana.
Tempo de recarga:
Ridiculamente Baixo. Média de 1 segundo.
Custo de mana: Alto, não
abuse.
Tempo de recarga: Muito
alto, em média 15 segundos.Custo de mana: Para recuperar é muito baixo e para silenciar não tem custo de mana, ou seja, poke infinito.
Tempo de recarga: Baixo,
média de 8 segundos.
[R] Desejo: Uma habilidade que cura os aliados em alcance global, podendo salvar tops ou mids de ganks sem mesmo precisar sair do bot, ruim não?! Essa habilidade também pode ser maximizada em relação ao AP de Soraka, mas é bom lembrar que ela só cura e não dará bônus de armadura como Benção Astral.
Cura: Alta.
Custo de mana: moderado.
Tempo de recarga: Alto (se
não em engano próximo há 120 segundos).
Runas
Glifos: Poder de habilidade para dar certo dano
inicial nos pokes de infundir e também para maximizar a cura.
Selos: Armadura para obviamente aguentar dano de
ataques básicos, tanto do ADC quanto do Suporte.
Marcas: De resistência mágica no caso de suportes
AP e ADCs com dano mágico (ezral, por exemplo).
Quintessências: Duas de movimento para suprir a falta
de Scape da campeã e uma de Armadura ou poder de habilidade.
Talentos
Foco em ouro para começar
com duas sentinela e após pontos colocados em poder de habilidade.
Feitiços
Devido a falta de scape de
soraka os feitiços que ela deve sempre ir será flash (bem obvio) e
exaustão (que pode ajudar tanto em engaje e desengaje) para poder ter um
pouco mais de segurança e controle de grupo.
Itens
Recomendo duas builds, a
minha preferida que seria a AP e também podemos optar pela Tank, você deve
decidir isso em relação à equipe adversaria... Na maioria das vezes acabo por
fazer AP, excluindo casos onde o jogo esteja indo mal.
Itens AP: Capuz da Morte de Rabadon + Cetro de
Cristal de Rylai + Tormento de Liandry + Presas Gélidas + Sapatos do Feiticeiro
+ Rubi da Visão.
Comentário:
Seria totalmente focado no AP para dano e maximização das habilidades da
campeã, build arriscada, mas se você se garante (tem completo domínio da
campeã) uma Soraka AP com certeza faz a diferença em sua equipe. Para fechar o
ultimo item você venderá Presas gélidas (upa-la não compensa) e o restante da
build se adequa a sua necessidade.
Itens Tank: Cetro de Cristal de Rylai + Semblante Espiritual
+ Armadura de Warmog ou Presságio de Randuin + Passos de Mercúrio ou Tabi Ninja
+ Rubi da Visão + Talismã da Ascensão.
Comentário:
Um item Ap tank é indispensável já que as habilidades de Soraka são Baseadas no
AP, logo além de sustein terá um certo dano/curar bom. Semblante para a
maximização da cura quando precisar tankar, logo a escolha de pressagio ou
warmog e tabi ou passos vem da necessidade (time rival mais AP ou AD). Não
gosto muito desta build pelo fato de Soraka normalmente não ser focada (ainda
mais se tiver com bastante vida) e seu dano não fica muito bom, mas caso esteja
sendo “estourado” desde o inicio pode ser uma boa opção.
[Item indispensável] Cetro de Cristal de Rylai:
Independentemente da Build uma coisa não irá mudar: a falta de controle de
grupo. Com a passiva do cetro você conseguirá (mesmo que pouco) retardar os
oponentes, tanto em engaje ou desengaje... Item totalmente necessário.
Fases de Jogo
Saindo da Base: Com os talentos certos poderemos sair
da base na posse de um Gume do ladrão arcano, duas Sentinelas invisíveis e o
Totem de Vigilância (Amuleto). O gume tem a função de dar um bônus de poder de
habilidade inicial (aumentando tanto cura quanto dano), logo as sentinelas lhe
darão uma maior segurança e tempo em lane. Um costume que tenho é o de colocar
uma sentinela invisível no blue ou red, caso o Jungler não comece com Leash
Bot, isso lhe dará segurança fazendo a jungle e também poderá render para o
time um First Blood caso haja uma invasão solo... Caso ele comece com seu Leash
poderá ficar mais tempo na lane graças as duas sentinelas.
Começo de Jogo: Na parte inicial você estará no auge
da chatice de uma Soraka, ou seja, silencie o oponente quando mesmo viera para
cima e sempre que tiver a oportunidade use infundir para causar dano no rival.
Infundir é uma habilidade muito fácil de utilizar e toda vez que causar dano no
oponente com ela você ganhará ouro adicional da passiva de seu item de suporte.
Somente tome cuidado com a possibilidade de ser paralisado e assim tomar um
engaje, apesar de raro de acontecer (com uma boa Soraka) ela se enquadra no
inicio do jogo como campeão papel e sua cura estará baixa. Quando voltar pela
base na primeira vez é interessante que foque no AP, normalmente só volto com
mais de 1600 de ouro, possibilitando comprar um Bastão desnecessariamente
grande. Se conseguir comprar o bastão como primeiro item será ótimo, pois terá
um grande acréscimo de dano mágico em infundir e tornará a lane cada vez mais
complicada para os adversários. Opções boas de outros itens também são Presas
Gélidas (Para ganhar mais dano e ouro), Pedra da Visão (Sentinelas lindas para
se prevenir de ganks) e/ou Botas de Feiticeiro (Mobilidade e dano). É bom
lembrar que você não possui muitos meio de escapar de ganks, então deixe a lane
sempre wardada e se conseguir mantenha os oponentes com pelo menos 75% da vida
deles, caso sofra algum gank priorize a sobrevivência do AD Carry e para causar
efeito psicológico use chamado estrelar enquanto estiver em meio ao gank. Opte
por gastar exaustão somente como ultimo caso para salvar seu ADC e em ganks
aliados para garantir um abate.
Meio de jogo: Se você fez tudo direitinho já estará
parcialmente bem no jogo. Infundir causará um dano bom, já terá Benção Astral
no nível 2 (curando um pouco mais). Seu foco agora será posicionamento, pois no
meio do jogo inicia a fase de TFs parciais (3x3 ou 4x4). Se possuir algum APC
forte em sua equipe feche com prioridade Cetro de Cristal de Rylai, antes mesmo
de Capuz da Morte de Rabadon, caso contrario, foque no capuz e itens AP. Você
não será o tipo de campeão que “dará a cara a tapa” em uma TF, opte por se
posicionar o mais atrás possível assim protegendo o adc... Caso veja que o foco
está em algum de seus aliados cure-o! Um ótimo combo de proteção (já conseguir
fazer triple em um dive inimigo graças a esse combo) é a de usar Benção Astral
(dano vida e armadura) e depois Desejo (Aproveitando o bônus de armadura de
Benção você tankará mais)... Combo salvador de ADCs e papeis em geral. Quando
conseguir fechar Cetro de Cristal de Rylai protegerá melhor seu AD Carry, dando
lentidão em qualquer um que tente chegar perto de Soraka e seu protegido. Agora
em relação à pedra da visão: feche quando achar necessário, mas deixe para upar
a mesma para rubi só como ultimo item (fazer isso antes não compensa).
Final de jogo: Fim de jogo existe a grande
possibilidade de um de seus rivais estar feedado, mantenha seus olhos nele para
que o mesmo não exploda seu ADC. Usar as habilidades no momento certo pode ser
decisivo, não deixar um nasus ultar no começo de uma TF, Silenciar um
Fiddlesticks no momento em que estiver carregando a ult, prever o tempo de ult
de um Tryndamere tudo poderá levar sua equipe a vitória.
Dificuldade de Lane
Fácil
Campeões que necessitam de
utilizar Skill em momentos estratégicos são facilmente anulados pela musa roxa,
até mesmo a aproximação para poke se torna nula devido ao silenciar de
infundir. De modo geral jogar com campeões de poke contra soraka é complicada,
salvo alguns casos a parte.
Moderado
Campeões que podem lançar a
skill antes e existe a possibilidade do silenciar não ter o efeito esperado, no
caso é uma lane um pouco mais difícil... Ainda assim a vantagem em lane se
torna da Soraka, no caso para jogar contra esses campeões seu posicionamento e
reflexos entrarão em cheque.
Dificil
Lane complicada para Soraka,
devido ao fato do silenciar não ter tanto efeito nos campeões em questão. Taric
e Voli tem um engaje forte e dificilmente uma Soraka consegue parar os mesmos
(dando ênfase ao urso), já Fiddlesticks tem um ótimo amedrontar e um poke que
se baseia no mesmo tipo de seleção que infundir... Para finalizar temos morgana
que além de ter um enraizar forte, possui um escudo que pode neutralizar pokes
de infundir.
Mano perfeito teu post sobre a Soraka.... Parabéns
ResponderExcluirTeria como vc atualizar apenas os TALENTOS....vlw
Muito bom o jeito que tu usa pra explicar as coisas!
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