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Posted by : Unknown quarta-feira, 9 de abril de 2014


Soraka – A Profeta das Estrelas

“Sim isto é uma banana, ninguém espera por uma banana!”




Venho com a maior alegria trazer o tutorial sobre meu campeão favorito, o motivo de ter virado suporte e sua triste história de ser subestimada por ADCs e Suportes de modo geral. Creio que o motivo para subestimar este suporte é que ela pode ser um campeão de fácil jogabilidade, todavia se você joga de Soraka frequentemente percebe que ela não se limita a curar e encher mana. Em minha opinião este é um dos suportes mais difíceis de jogar, necessitando muito treino e um tempo de reação na lane rápido. Espero que os descrentes nessa musa roxa comecem a vê-la com outros olhos após esse tutorial.


Prós

- Redução de MR rival
- Cura e bônus de armadura
- Recuperação de mana aliada e silenciar
- Cura Global

- Recuperação HP/Mana das habilidades (W,E,R) escalona em relação a % perdida

 
Contras

- Não possui métodos de scape
- Não possui método de controle de grupo

- Baixa vida no inicio do jogo



Prioridade de Habilidades

Nível 1 será habilitada o infundir, por dois motivos: heal de mana para o AD Carry e para poder pokear e silenciar o ADC ou Suporte rival.
Nível 2 habilitamos obviamente a cura, para ter uma maior segurança.

Nível 3 voltamos a habilitar o infundir para poder dar um dano extra e também recuperar mais mana do ADC.
Nível 4 é hora de habilitar chamado estrelar, pois ajudará caso haja ganks...

Para frente normalmente varia da lane (sempre upando a ulti quando der), eu opto por upar infundir para tanto ter um sustein grande de mana como para causar dano no poke... Mas isso é um gosto meu.



Habilidades


Anteriormente estava postando a descrição das habilidades e comentando, estarei fazendo somente o comentário a partir de agora. Os dados (custo de mana e cia) podem ser achados no site o LOL ou mesmo no jogo.

 
[Passiva] Salvação: Após o remake que Soraka sofreu, ela recebeu uma passiva que se ajusta totalmente ao seu estilo de jogo, sabendo quando curar o potencial de recuperação fica muito tonizado. Uma passiva que tem grande influencia do inicio ao final do jogo, fora que a mesma se aplica a sua ulti (possuindo alcance global).


[Q] Chamado estrelar: Habilidade de classe ofensiva do campeão, causando dano e ao mesmo tempo reduzindo a resistência mágica dos rivais. Essa habilidade é muito boa para campeões de dano AP e o melhor é que a mesma é de ação em área (como exemplo, já matei uma Akali Feedada na base dos “meteoros”, mesmo estando invisível). Também poderá utilizar para ter um acréscimo de dano (na lane) para Infundir, mas esta habilidade brilha mais no momento das TFs. Algo curioso (e maravilhoso) é que se acertar chamado estrelar em um campeão o tempo de recarga dela diminuirá e o efeito de redução de MR é cumulativo.
Dano causado: Normalmente baixo, mas o ponto forte é a redução de MR.

Custo de mana: Baixo. Cuidado somente com o quanto usa, pois se abusar essa habilidade “comerá” toda sua mana.
Tempo de recarga: Ridiculamente Baixo. Média de 1 segundo.

 
[W] Benção Astral: Com certeza a principal habilidade da campeã e salvadora de vidas em muitos casos. Ela curará o aliado e dará um bônus de armadura que variará em relação ao poder de habilidade da campeã. A cura em questão e o bônus de armadura são bastante altos, creio que o heal de Soraka seja a maior dentre todos os suportes atuais. Somente saiba usar essa habilidade sabiamente, pois seu tempo de recarga é muito alto.
Cura e Buff: Fortes a ponto de garantir um confronto na Botlane.

Custo de mana: Alto, não abuse.
Tempo de recarga: Muito alto, em média 15 segundos.

 
[E] Infundir: A cereja do bolo. Essa habilidade (se usada bem), pode fazer do campeão “uma estrela” como suporte, conseguindo ir bem na lane contra campeões fortes como Thresh e Leona (sim isso mesmo!). Ela recuperará a mana de um aliado ou poderá causar dano e silenciar um inimigo, sendo um grande estorvo para campeões que precisão usar habilidades em momentos certos, ótimo exemplo seria minha mania se silenciar Tryndamere quando vai ultar ou de cancelar ults como a de um nunu/galio, resumindo sabia o momento certo e terá o bot/jogo em suas mãos.
Dano/regen mana: Variável de acordo com o poder de Habilidade.

Custo de mana: Para recuperar é muito baixo e para silenciar não tem custo de mana, ou seja, poke infinito.

Tempo de recarga: Baixo, média de 8 segundos.



[R] Desejo: Uma habilidade que cura os aliados em alcance global, podendo salvar tops ou mids de ganks sem mesmo precisar sair do bot, ruim não?! Essa habilidade também pode ser maximizada em relação ao AP de Soraka, mas é bom lembrar que ela só cura e não dará bônus de armadura como Benção Astral.

Cura: Alta.

Custo de mana: moderado.

Tempo de recarga: Alto (se não em engano próximo há 120 segundos).




Runas

 



Glifos: Poder de habilidade para dar certo dano inicial nos pokes de infundir e também para maximizar a cura.

Selos: Armadura para obviamente aguentar dano de ataques básicos, tanto do ADC quanto do Suporte.

Marcas: De resistência mágica no caso de suportes AP e ADCs com dano mágico (ezral, por exemplo).

Quintessências: Duas de movimento para suprir a falta de Scape da campeã e uma de Armadura ou poder de habilidade.

 

Talentos



Foco em ouro para começar com duas sentinela e após pontos colocados em poder de habilidade.



Feitiços


Devido a falta de scape de soraka os feitiços que ela deve sempre ir será flash (bem obvio) e exaustão (que pode ajudar tanto em engaje e desengaje) para poder ter um pouco mais de segurança e controle de grupo.


Itens


Recomendo duas builds, a minha preferida que seria a AP e também podemos optar pela Tank, você deve decidir isso em relação à equipe adversaria... Na maioria das vezes acabo por fazer AP, excluindo casos onde o jogo esteja indo mal.



Itens AP: Capuz da Morte de Rabadon + Cetro de Cristal de Rylai + Tormento de Liandry + Presas Gélidas + Sapatos do Feiticeiro + Rubi da Visão.

Comentário: Seria totalmente focado no AP para dano e maximização das habilidades da campeã, build arriscada, mas se você se garante (tem completo domínio da campeã) uma Soraka AP com certeza faz a diferença em sua equipe. Para fechar o ultimo item você venderá Presas gélidas (upa-la não compensa) e o restante da build se adequa a sua necessidade.



Itens Tank: Cetro de Cristal de Rylai + Semblante Espiritual + Armadura de Warmog ou Presságio de Randuin + Passos de Mercúrio ou Tabi Ninja + Rubi da Visão + Talismã da Ascensão.

Comentário: Um item Ap tank é indispensável já que as habilidades de Soraka são Baseadas no AP, logo além de sustein terá um certo dano/curar bom. Semblante para a maximização da cura quando precisar tankar, logo a escolha de pressagio ou warmog e tabi ou passos vem da necessidade (time rival mais AP ou AD). Não gosto muito desta build pelo fato de Soraka normalmente não ser focada (ainda mais se tiver com bastante vida) e seu dano não fica muito bom, mas caso esteja sendo “estourado” desde o inicio pode ser uma boa opção.



[Item indispensável] Cetro de Cristal de Rylai: Independentemente da Build uma coisa não irá mudar: a falta de controle de grupo. Com a passiva do cetro você conseguirá (mesmo que pouco) retardar os oponentes, tanto em engaje ou desengaje... Item totalmente necessário.

 

Fases de Jogo

Saindo da Base: Com os talentos certos poderemos sair da base na posse de um Gume do ladrão arcano, duas Sentinelas invisíveis e o Totem de Vigilância (Amuleto). O gume tem a função de dar um bônus de poder de habilidade inicial (aumentando tanto cura quanto dano), logo as sentinelas lhe darão uma maior segurança e tempo em lane. Um costume que tenho é o de colocar uma sentinela invisível no blue ou red, caso o Jungler não comece com Leash Bot, isso lhe dará segurança fazendo a jungle e também poderá render para o time um First Blood caso haja uma invasão solo... Caso ele comece com seu Leash poderá ficar mais tempo na lane graças as duas sentinelas.



Começo de Jogo: Na parte inicial você estará no auge da chatice de uma Soraka, ou seja, silencie o oponente quando mesmo viera para cima e sempre que tiver a oportunidade use infundir para causar dano no rival. Infundir é uma habilidade muito fácil de utilizar e toda vez que causar dano no oponente com ela você ganhará ouro adicional da passiva de seu item de suporte. Somente tome cuidado com a possibilidade de ser paralisado e assim tomar um engaje, apesar de raro de acontecer (com uma boa Soraka) ela se enquadra no inicio do jogo como campeão papel e sua cura estará baixa. Quando voltar pela base na primeira vez é interessante que foque no AP, normalmente só volto com mais de 1600 de ouro, possibilitando comprar um Bastão desnecessariamente grande. Se conseguir comprar o bastão como primeiro item será ótimo, pois terá um grande acréscimo de dano mágico em infundir e tornará a lane cada vez mais complicada para os adversários. Opções boas de outros itens também são Presas Gélidas (Para ganhar mais dano e ouro), Pedra da Visão (Sentinelas lindas para se prevenir de ganks) e/ou Botas de Feiticeiro (Mobilidade e dano). É bom lembrar que você não possui muitos meio de escapar de ganks, então deixe a lane sempre wardada e se conseguir mantenha os oponentes com pelo menos 75% da vida deles, caso sofra algum gank priorize a sobrevivência do AD Carry e para causar efeito psicológico use chamado estrelar enquanto estiver em meio ao gank. Opte por gastar exaustão somente como ultimo caso para salvar seu ADC e em ganks aliados para garantir um abate.



Meio de jogo: Se você fez tudo direitinho já estará parcialmente bem no jogo. Infundir causará um dano bom, já terá Benção Astral no nível 2 (curando um pouco mais). Seu foco agora será posicionamento, pois no meio do jogo inicia a fase de TFs parciais (3x3 ou 4x4). Se possuir algum APC forte em sua equipe feche com prioridade Cetro de Cristal de Rylai, antes mesmo de Capuz da Morte de Rabadon, caso contrario, foque no capuz e itens AP. Você não será o tipo de campeão que “dará a cara a tapa” em uma TF, opte por se posicionar o mais atrás possível assim protegendo o adc... Caso veja que o foco está em algum de seus aliados cure-o! Um ótimo combo de proteção (já conseguir fazer triple em um dive inimigo graças a esse combo) é a de usar Benção Astral (dano vida e armadura) e depois Desejo (Aproveitando o bônus de armadura de Benção você tankará mais)... Combo salvador de ADCs e papeis em geral. Quando conseguir fechar Cetro de Cristal de Rylai protegerá melhor seu AD Carry, dando lentidão em qualquer um que tente chegar perto de Soraka e seu protegido. Agora em relação à pedra da visão: feche quando achar necessário, mas deixe para upar a mesma para rubi só como ultimo item (fazer isso antes não compensa).




Final de jogo: Fim de jogo existe a grande possibilidade de um de seus rivais estar feedado, mantenha seus olhos nele para que o mesmo não exploda seu ADC. Usar as habilidades no momento certo pode ser decisivo, não deixar um nasus ultar no começo de uma TF, Silenciar um Fiddlesticks no momento em que estiver carregando a ult, prever o tempo de ult de um Tryndamere tudo poderá levar sua equipe a vitória.

 

Dificuldade de Lane

 

Fácil

 
Campeões que necessitam de utilizar Skill em momentos estratégicos são facilmente anulados pela musa roxa, até mesmo a aproximação para poke se torna nula devido ao silenciar de infundir. De modo geral jogar com campeões de poke contra soraka é complicada, salvo alguns casos a parte.
 
Moderado

Campeões que podem lançar a skill antes e existe a possibilidade do silenciar não ter o efeito esperado, no caso é uma lane um pouco mais difícil... Ainda assim a vantagem em lane se torna da Soraka, no caso para jogar contra esses campeões seu posicionamento e reflexos entrarão em cheque.
 

Dificil



Lane complicada para Soraka, devido ao fato do silenciar não ter tanto efeito nos campeões em questão. Taric e Voli tem um engaje forte e dificilmente uma Soraka consegue parar os mesmos (dando ênfase ao urso), já Fiddlesticks tem um ótimo amedrontar e um poke que se baseia no mesmo tipo de seleção que infundir... Para finalizar temos morgana que além de ter um enraizar forte, possui um escudo que pode neutralizar pokes de infundir.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Mano perfeito teu post sobre a Soraka.... Parabéns
    Teria como vc atualizar apenas os TALENTOS....vlw

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  2. Muito bom o jeito que tu usa pra explicar as coisas!

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