MAIS VISTOS

Posted by : Matheus Popst domingo, 16 de março de 2014

Blitzcrank – Suporte a todo Vapor

“Um Golem em movimento não enferruja”.



Olá a todos, estou trazendo um tutorial de nosso querido e temido Blitzcrank. Entender porque essa maquina amarela é considerada um dos top bans, e, obviamente, extrair todo seu potencial na Botlane. Se você acha que sua utilidade é somente puxar, está totalmente enganado!




Prós
- Alta mobilidade.
- Puxar quase instantâneo.
- Bônus de velocidade de ataque.
- Knockup.
- Silence em área.
- Dano tanto ap quanto ad em skills.


Contras
- Campeão Melee
- Alta dependência de mana.







Habilidades

[Passiva] Barreira de Mana: Quando Blitzcrank tiver sua Vida reduzida a menos de 20% do total, ele ativa a Barreira de Mana. Isto cria um escudo de mana igual a 50% de sua mana por 10 segundos. A Barreira de Mana pode ocorrer apenas uma vez a cada 90 segundos.
Comentário: Uma passiva muito util para um suporte tão dependente de mana como Blitz, pois querendo ou não chegara uma parte do jogo que conseguira um sustein aceitavel em relação à mana. Opte por não gastar desesperadamente sua mana com puxões no early game, pois caso sua lane seja gankada terá mana para atrasar o jungler e se receber muito dano poderá contar com a segurança de sua passiva.

[Q] Puxão Bionico: Blitzcrank atira sua mão direita para agarrar o oponente no seu caminho, causando dano e puxando o oponente até ele.
Blitzcrank lança sua mão direita, caso ela encontre uma unidade inimiga, ela será atordoada e receberá 80/135/190/245/300 (+100% de Poder de Habilidade) de dano mágico enquanto é trazida para Blitzcrank.
Comentário: A habilidade que faz de Blitzcrank um dos suportes mais temidos na Botlane, um bom blitz conseguirá se posicionar e puxar o adc ou suporte, existem vários casos que somente essas skill pode garantir uma vantagem imensa, por exemplo, puxar o adc ou apc em uma TF. O ponto fraco da habilidade é que a mesma gasta uma mana absurda, no inicio do jogo terá o necessário para dar dois puxões... Isso lhe deixará sem mana. Uma coisa bem importante: Um bom Blitz errar de 10 somente 1 puxão e esse ainda tem efeito psicológico na botlane rival.

[W] Turbo: Blitzcrank sobrecarrega a si mesmo para conseguir um grande aumento de Velocidade de Movimento e de Ataque.
Blitzcrank sobrecarrega a si mesmo para aumentar sua Velocidade de Movimento por 16/20/24/28/32% e sua Velocidade de Ataque em 30/38/46/54/62% por 8 segundos.
Comentário: Essa é a real habilidade principal do golem, por quê? Ela tem vários atributos que deixam seu domínio de lane mais forte. O primeiro é o buff de movimento, todo o jogo do blitz é baseada em movimentação (ele mesmo fala isso no jogo), com um movimento aprimorado se torna mais fácil de se posicionar para puxar e também de dar engaje melee em ganks. O segundo móvito é a velocidade de ataque, esta sendo usada após o puxe para causar mais dano e também na hora de levar torres. Realmente é uma habilidade e tanto, fazendo deste suporte um campeão de velocidade comparável aos junglers mais velozes.

[E] Punho do poder: Blitzcrank carrega seu punho para que seu próximo ataque cause o dobro de dano e arremesse seu alvo ao ar.
Blitzcrank energiza seu punho, causando o dobro de dano físico no próximo ataque e lançando o alvo ao ar.
Comentário: Habilidade normalmente utilizada em combo com o puxar, ela dará um knockup no adversário, deixando-o vulnerável ou atrasando-o. Lembre que essas skill também desarma ultis como a do Warwick e Nunu. Não podemos deixar de contar que também teremos dano(AD) dobrado com essas skill, sendo muito útil em casos de equipes com muito MR.

[R] Campo estático: Passivamente faz com que relâmpagos causem dano a inimigos próximos. Além disso, Blitzcrank pode ativar esta habilidade para causar dano em inimigos próximos e silenciá-los por 0,5 segundos, mas fazendo isso os relâmpagos são desativados até que Campo Estático fique disponível novamente.
Passivo: Relâmpagos saem de Blitzcrank para atingir um inimigo aleatório próximo com 100/200/300 (+20% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico a cada 2,5 segundos.
Ativo: Causa 250/375/500 (+100% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico e silencia as unidades inimigas ao redor por 0,5 segundos. O efeito passivo não é ativado durante o Tempo de Recarga.
Comentário: Habilidade excelente. Uma passiva que lhe dará dano a cada 2,5 segundos, sendo muito útil em perseguições. Às vezes vale mais a pena não utiliza-la e causar o dano passivo que o dano ativo. Já a ativa causa um ótimo dano em área e ainda silencia os inimigos, habilidade que se bem usada decidirá sua botlane.

Talentos

Bom em relação aos talentos eu normalmente uso os mesmos para todo suporte tank, no caso do blitz não seria diferentes. Sempre focando a mobilidade nos itens da parte de utilidade e depois disso alguns talentos de defesa para uma sustein maior na bot lane.

Runas

Marcas: Todas as marcas de MR, para proteção na botlane contra suportes APs e Ganks em geral.

Selos: Todos de armadura, obviamente para aguentar o dano do adc rival e o dano AD proveniente de ganks.

Glifos: Aqui na verdade depende muito do estilo de jogo, sempre coloco mais runas de armadura (nove mesmo), você também pode optar por regeneração de mana. Por que descarto regeneração de mana? Não uso mana de varde, quando for puxar não pense que vá errar.

Quintessências: Duas de movimento (1,5% cada) e uma de Armadura.

Fase de Lanes e Itens

Bom acho que tudo é interligado então ficará mais fácil de explicar tudo de uma vez, vamos lá!

Saindo da base: Com os talentos que lhe recomendei você poderá sair da base com uma Moeda Antiga, duas Wards e seu totem de vigilância. Existem mil possibilidades do que fazer com blitz no inicio do game, invadir blue ou red, esperar em algum lugar estratégico para o FB, entre outros. Quando não faço invade sempre opto por ajudar o jungler ou proteger o buff deixando uma Ward (totem) bem posicionada nos 1:40, após deixar a Ward ou ajudar é só voltar pra lane.

Inicio de jogo: Agora você esta na lane, duas wards, sem poções... Não se afobe! A presença de um Blitz sem mana não intimida ninguém, mas só de ter mana o bot inimigo já fica temeroso. Uma dica que lhes dou é usar seu primeiro puxe no nível 1 e de preferencia acertar, mesmo sem ter o “E” para combar isso lhe renderá um pouco de HP rival e o mais importante: eles sabem que você consegue acertar os puxes. O primeiro puxe é essencial para mexer com o bot rival, eles ficaram mais tensos e propensos a erros. Nesse inicio de jogo aproveite as oportunidades (não as crie ainda), deixe sua lane atrasar, peça ao adc ficar somente no last hit, isso lhe dará oportunidade de puxar alguém para a torre e consequentemente gerar uma Kill. Foque em proteger seu ADC, deixe-o farmar a vontade e quando o jungler vier parta com tudo para cima do ADC rival usando seu “E” e se necessário puxe, caso não seja necessário guarde seu puxe para o suporte e pegue um Double.

Meio do Jogo: Seu ADC farmou certinho, você tem um ouro bom provindo da moeda, hora de gastar! O primeiro item para qualquer ocasião será uma Bota da Mobilidade, tente não sair da lane sem ter ouro para ela, lembre que você tem duas Wards e isso lhe proporciona ficar no bot mais tempo com segurança. Após fechar a bota Upe sua moeda para Medalhão e parta para uma pedra da visão, agora não se preocupe mais com comprar wards e invista seu ouro em itens para formação dos seguintes itens: Manopla dos Glacinatas, Presságio de Randuin e Talismã da Ascensão. Outros itens podem ser substituídos caso o time rival esteja com muito AP, dai adicionaria Véu da Banshee. Nesta fase você conseguirá mais sustein após seu primeiro item de vida (normalmente Cinto do Gigante) e poderá dar engaje na base de seu “E”, caso o ADC fuja terá o puxão para evitar isso. Lembrando que se sobrar aquele ouro maroto feche seu Talismã antes mesmo dos itens de sustein, ele ajudará muito em engaje, posicionamento e até mesmo em fugas.

Final de Jogo: Se tudo der certo você terá fechado sua Bota, Talismã, Manopla, Pedra da visão e dois itens de vida. Lembre-se de colocar itens que precisão ser ativados nos locais corretos. Nesta fase você será o mestre das TFs, proteja seu ADC de qualquer um e se tiver a oportunidade puxe o ADC ou APC rival. Seja aquele Blitz pró que todos esperam e para ajudar irei colocar mais pra frente algumas dicas de posicionamento e invade de um Blitz bem jogado.

Importância dos Itens na Build

Bota da Mobilidade: Apesar do Nerf nesse item ele ainda continua dando uma alta mobilidade fora da batalha, ou seja, ajudará muito em seu posicionamento para o puxar. A vantagem é que o item ficou mais barato e acessível aos suportes nos early game.

Talismã da Ascensão (e seus pre-itens): Voltado a sustein na lane no recebimento do ouro por abate de tropas, item ótimo para uma lane passiva. Na ultima “evolução” ele lhe dará um bônus de movimentos muito grande quando ativado, item extremamente necessário para um Blitzcrank.

Manopla dos Glacinatas: Item que muitos fecham primeiro, ele dará um bônus de dano considerado alto para termos de suporte e também um ótimo slow. Sem contar que cada skill usada ativara essa habilidade, como o tempo de recal das habilidades de Blitz não é muito alto terá a passiva do item sempre a mão. Não podemos esquecer que este item dará o sustein de mana para o campeão.

Presságio de Randuim: Obviamente o sustein baseado na armadura e vida e também um ativo de grande valor, podendo atrasar seus rivais tanto para garantir uma kill ou salvar um aliado.

Controlando o Fluxo de Minions

Um dos melhores campeões para controlar o fluxo de minions certamente será este golem a vapor. A passiva da ulti dará dano a cada 2,5s nos minions, mas fique atento para não tirar farm de seu ADC com esta passiva. Baseado na passiva é muito fácil fazer com que o fluxo de minions fique a favor ou contra, lembre que para seu campeão uma lane atrasada é a melhor escolha. Em relação ao controle em si é baseado na utilização da passiva, uma dica boa é treinar farmar com blitz utilizando somente sua passiva, assim terá melhor controle sobre a mesma. Existem algumas vantagens e desvantagem de deixar o fluxo a favor ou contra.

Vantagens (a favor): Lane adiantada e mais fácil para seu adc se posicionar, pressão sobre o Bot adversário e Possibilidade de surgimento de mais lacunas no posicionamento rival (mais chance de puxar).
Desvantagens (a favor): Lane propensa a ganks e incentivo de dives. Mesmo com vida baixa alguns adcs farmam na torre, isso as vezes se torna uma tentação fatal.
Vantagens (contra): Possibilidade de puxar para a torre, perca de creep do outro adc por causa do numero de minions e Lane de fácil gank.
Desvantagens (contra): ADC pode perder creep para as torres.

Prioridade Nos Ups de Skill

Três primeiros Ups: Q >>> E >>> W
Sequencia de prioridade: R >>> W >>> E >>> Q

A ulti é meio obvio que deva ter a maior prioridade, mas porque deixar “Q” como ultimo? A ideia nunca foi errar um puxão, então pra que irei precisar de sua redução de recarga? A única coisa que pode coloca-lo na frente é caso não seja experiente (erre muito) ou esteja treinando.

Posicionamento

Parte mais importante para se ler do tutorial, todo o Jogo do Blitz é baseado em seu posicionamento em lane, truques e tudo mais são baseados nisso. Agora estarei falando um pouco sobre seu posicionamento, abordando TFs e Lanes especificar. Também darei algumas dicas de visão e invasão.

Fase Lane

Para começar vamos falar sobre o posicionamento na botlane. Sempre estarei supondo que estará jogando contra uma botlane no mínimo de nível considerado mediano. Os puxes mais efetivos na fase de lane são considerados por muitos difíceis, pois os mesmo estarão lidando com o posicionamento dos minons, creio que todos aqui já se depararam com aquele puxe perfeito que um minions acaba atrapalhando no ultimo momento. Preste atenção na vida dos minions da lane, uma grande oportunidade pode surgir com o farm de seu adc, uma lacuna que o bot rival não espera e ai poderá encaixar um puxe perfeitamente.
Treine sempre com Blitz, ele é um campeão que não pode ficar sem ser usado, pois você perderá o jeito. Leve em consideração a espessura de seu “Q”, isso é algo que dominará com o tempo. Existem alguns campeões que tem o mesmo estilo de skill que a de Blitz, esses serão usados para o treino, mesmo que esteja fora da botlane. As dicas são usar nidalee e treinar seus pokes, o principio de direcionamento da skill é quase o mesmo, e também suportes como Karma, pois sua jogabilidade também depende da movimentação em lane. Lembranmdo que Thresh também puxa, mas o tempo da Skill.
Posicionamento em fases onde você está mais tank poderá ser colocado de maneira ofensiva, consequentemente o adc rival parará de farmar. Esse posicionamento normalmente é colocado em pratica quando o gank de seu jungler acontece, pressão absoluta sobre o bot rival.

Fase de TFs

Lembre que você é o personagem mais indicado para iniciar uma TF, opte por começar TFs puxando alguém (ADC se possível) por trás de uma estrutura, isso atrasará a reação da equipe adversaria. Caso Startem a TF se preocupe em proteger seu AD Carry, ele pode ser morto muito facilmente por um top forte, mas com sua gama se skills conseguirá atrasar o inimigo... Após seu ADC morrer passe a prioridade ao APC que muito provavelmente estará dando a cara à tapa na TF.

O segredo para Startar uma boa TF é chegar sem ser visto, use flash se necessário para startar corretamente. Mas em hipótese nenhuma puxe três campões em uma TF, são eles: Amumu, Galio e Rammus.

Estratégia contra Counters

Leona: Muitos falam que Leona é o maior conter de Blitz, minha opinião é que isso seria inverso, motivos? Caso a zênite seja usada poderá ultar para desabilitar o stun (Q) da leona, é algo muito efetivo e que salva a pele de seu ADC. Em termos de counter a maioria considera, pois quando você puxar o ADC, leona irá pular no seu ADC e fazer um estrago... Simplesmente espere a iniciativa da mesma, já puxei muitas leonas para baixo da torre somente esperando ela usar zênite no ADC.

Thresh: Esse aqui é um caso complicado, sua botlane vai ficar muito passiva. Se você puxar tem a lanterna pra estragar sua vida e engajes melee são uma péssima opção sem ganks. Uma das coisas legais de se fazer é que quando ele jogar a lanterna, para salvar o adc, você pode colocar uma Ward (totem mesmo) no meio da lanterna... Isso irá complicar a vida do ADC rival.

Morgana: Lane contra esses suporte é mediana, cuidado com os stuns. Uma das coisas mais comuns é que morganas não serem boas o suficiente para usar o escudo no tempo certo (anulando seu puxão) então fique esperto em relação a usar o “Q” em alguém de escudo.

Sivir: Isso aqui é a tristeza de qualquer Blitz, se jogar contra uma sivir tente tirar o escudo dela com sua ulti ou o “E”, pois seu puxão tende a ser totalmente anulado. Lane com sivir é extremamente difícil, outros adcs como Ezreal e Tristana também são problemáticos, mas nenhum se compara a sivir.

Para finalizar uma estratégia clássica de qualquer Blitzcrank espertalhão, segue o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=wWl9bt9dfYE

Invasão

Na imagem abaixo estão as melhores rotas de invasão para um Blitz, estarei comentando cada uma.



Invasão do Blue é basicamente esta rota, novamente esta rota! Entre pelo mid, pois poucos mids defender na brush do mid e no tempo especificado avance, lembrando que invade necessitará de 5 campeões... Caso estejam em numero menor desista, muita chance de se dar mal. Nessa invasão do blue normalmente sairá ou o FB ou o roubo bem sucedido do blue.

Agora em relação a rota de invade de red temos duas opções, a primeira é parecida com o invade do blue, basicamente a mesma coisa só o tempo que muda... Normalmente não sairá FB nesse invade.
A segunda estratégia é um pouco mais elaborada, ela segue com 4 campeões se posicionando dentro do Barão/Dragão e o Top ou Jungler checar o tribrush, após isso é só tentar puxar o top que está protegendo... Caso não esteja protegendo opte por invadir o red por trás, nunca esperado.

As estratégias são iguais para equipe azul ou roxa são iguais para equipe azul ou roxa.


Boa leitura!

{ 1 comentários... read them below or add one }

- Copyright © Como Ser um Legend Pro - Powered by Blogger - Designed by Luigi Amari e Oni Sampaio -