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Posted by : Unknown sexta-feira, 25 de outubro de 2013



O trabalho do suporte é 'simples',e ainda assim confuso.
Muitos players não entendem o que o real intuito do suporte, é fazer seu inimigo perder a lane. O jeito mais simples de fazer isto, é mantendo a lane com visão, e a área proxima a você tambem, e SEMPRE QUE POSSÍVEL remover a visão inimiga, Seja com wards rosas, ou até mesmo 1 possível elixir do oráculo.
O suporte também deve ser capaz de evitar a todo custo,deixar o inimigo farmar. 

(Por favor, Não entendam isto como 1 motivo pra se suicidar.)Diferentes suportes tem maneiras diferentes de fazer isto, Leona por exemplo, da disable tempo o bastante para possívelmente remover o Adc da lane por si mesma(o mesmo serve para taric em seu E>W combo), Outros suportes como sona, devem dar seu Q>(charge)auto attack quando for possível, CONTANTO que você não será pego ao dar seu poke. Jamais de 1 poke assim se existir sequer a minima possibilidade de você morrer, por mais improvável que seja.

Localizações de sentinelas




No video acima, eu mostro os melhores spots para as lanes manterem suas wards, não apenas suportes, como tambem top ~ mid.

Outra coisa que eu gostaria de salientar, é que as wards verdes não são aceitaveis em questão de 'unico tipo de sentinelas'.
Motivos disto :

Seu trabalho é vencer a lane junto do Ad carry,e para isto, será preciso manter pressão na lane inimiga, o jeito mais fácil disto é remover a visão do seu adversário, muitas vezes,1 bom jogador, será obrigado a recuar a lane, apenas pelo fato de não ter visão, mesmo que o jungler inimigo esteja longe,a pressão que a falta de visão causa é um fator imenso para ser desconsiderado.


Explicação sobre cada Campeões como '' suporte ''

Todo hero tem a possibilidade de ser 1 suporte, mas nem todos são bons neste quesito.
Espero mostrar aki uma maneira detalhada de deixar bem claro isto.

Para procurar um Hero em específico, deem CTRL+F e digitem o nome do 
Champion

Abaixo citarei uma breve explicação, e a nota de 'suporte' de cada hero em particular.
Notas serão mencionadas de 1 a 10, sendo 1 o minimo possível, e 10 o mais alto possível de se conseguir.


Ahri : 2, Ela possui um disable, mas é fraco, e os danos bases dela são baixos para ser aceitável de se usar nesta role, além do fato de hp~resistencias serem baixas.

Akali : 3, Possui um burst bem interessante após o level 6, mas cai rapidamente conforme o jogo continua, o tipo de hero para jogos focados em vitorias ~derrotas rapidas.

Alistar : 9, Possui bastante disables, heal, um dano base aceitável, e uma ultimate tank, o bastante para ser assustador contra qualquer setup.

Amumu 5: Possui uma boa resistencia contra ataques basicos, devido ao seu E, seu disable é bem fraco pré 6, e seu dano é razoavelmente baixo, use em conjuntos com Ad carrys com dano magico(kog maw~varus) por causa de sua passiva.

Anivia 7: Um suporte interessante, mas pouquissimos visto. Possui danos bases realmente altos, além de atordoamento, slow, e uma barreira capaz de anular certos tipos de junglers. Sua passiva é uma das melhores do jogo, permitindo certas jogadas agressivas sem perda alguma. Estilo de jogo e items são similares a lulu suporte(talvez no caso de anivia, uma lagrima da deusa cedo seja o bastante para aliviar sua sede de mana)

Annie 4: Suporte baseado em dano, seus danos bases são bem altos,e ela conta com 1 atordoamento,mas é praticamente apenas isto.

Ashe 6 : Ashe suporte é viavel, pelo fato de você ficar parado na bush por tempos razoaveis(aumentando a chance de critico,devido a sua passiva), além da lentidão passiva em seu Q, e revelar mapa com seu E. Sua ultimate é apenas uma das melhores iniciadoras do jogo, mas tambem pode ser 1 pedido para a derrota,em caso de erro.

Blitzcrank 7: blitzcrank por si só é assustador, em praticamente qualquer lane que for, ele causa estrago. o fato de quebrar a formação inimiga com seu Q, disables e danos altos, e uma passiva 'tank' tornam ele um otimo pick, não apenas para suporte,como para lanes em geral.
Brand 2: Brand oferece 1 dano chato, mas nada além, não recomendaria ele de suporte.
Caitlyn 2: Caitlyn possui suas armadilhas que funcionam como 'mini sentinelas' para a lane, e um dano mediano em seu Q, mas sua progressão é muito baixa sem o farm necessário.

Cassiopeia 4: Cassiopeia possui um bom controle de lane, sendo capaz de fazer trocas rapidas e fortes com os inimigos adversários, mas isto tambem pode ser sua ruina, pois irá acabar pushando a lane ~ roubando farm dele.

Cho'gath 6: Cho é simplesmente um monstro, possui um disable muito forte, além de 1 dano realmente assustador, além de ser tank por natureza. O lado negativo são os custos de mana altos. Se voce for do time de baixo, mate os golems sozinhos com sua ultimate para acumular hp sem roubar farm ou pushar sua lane.

Corki 1: Corki não oferece nada demais para ser suporte, a visão de mapa de seu Q dura pouco demais e tem custo muito alto para ser aceitavel, e o dano base de seu ultimate não é muito alto, a redução de armadura é boa, mas ainda assim existem picks melhores.

Darius 3: Darius é um herói forte, mas suporte não é muito bem aonde deve ser usado. a progressão de dano de darius é boa demais pra ser ignorada, e o fato dele não ter nenhuma expécie de auto-cura o torna inferior a outros heros, além do fato de sua ultimate conter reset na morte de adversários.

Diana 4: Diana suporte é interessante, mas ao mesmo tempo pode ser decepcionante. Ela tem revelação de parte do mapa usando seu Q, é tank por natureza,devido ao seu W(mas não axe que vai poder fazer besteiras e escapar impune com Ap baixo) e possui um slow em area bom, o problema é que os danos base dela são baixos, o que leva a voce ser ignorado em 1 luta.

Dr.Mundo 5: Mundo é um suporte baseado em dano e auto sustento, você deve tentar remover os inimigos da lane usando seu Q. É um suporte aceitável caso seu time precise de 1 hypertank urgente, ou contra lanes sem cura, mas pode decair rapidamente sem os items de tank cedo.

Draven 1: Draven possui progressão de dano alta demais, e seus danos bases sem dano são bem insignificantes, não existe praticamente nada além do seu slow que pudesse ajudar o time.

Elise 5: Elise é um pick interessante para suporte, ela possui um bom dano 'seguro', e dano o bastante para manter o inimigo na defensiva, além de possuir 1 atordoamento e visão de mapa em seu E. Estilo de jogo similar ao de zyra ~ lux suporte.

Evelynn 3: Ela realmente não oferece nada que torne aceitável ser suporte. Sua defesa é muito baixa, danos bases baixos e a ultimate é interessante, mas ainda assim existem picks muito melhores.

Ezreal 4: Ele possui um bom controle de lane, podendo ver a posição de seus inimigos usando seu Q no mato, possui um leve bonus de velocidade de ataque para os aliados, mas é praticamente apenas isto.

Fiddlestick 7: Fidlestick é 1 suporte bem forte,e fraco ao mesmo tempo. ele possui um controle de lane muito forte, com disables ~ silencio, e um dano bom no geral. Sua passiva revela sua posição, o que torna bem fácil de ser localizado, além do fato que seu dano será inferior ao de um hero com ap alto,devido aos items que você irá acabar fazendo. Suporte fidle é geralmente usado com items de tank e redução de cooldown, para maior efeito possível de seus disables.

Fiora 3: Ela não possui nada que a torne um suporte bom, possui um dano que incomoda, mas acaba sendo inferior em utilidade aos outros suportes.

Fizz 4: Fizz possui um ultimate forte contra 1 alvo, mas é praticamente apenas isto que ele pode oferecer. Darei nota 4 para ele, devido ao dano.

Galio 6: Possui um dano que incomoda,além de bonus de velocidade e lentidão aos inimigos, além de um escudo que aumenta a defesa de um aliado proximo, e uma ultimate que trás os inimigos proximos a você. Ele é realmente bom, mas acaba sofrendo com problemas de mana.

Gankplank 5: Gankplank possui um dano bem chatinho em seu Q+passiva,além de lentidão e bonus de velocidade e dano pros aliados. O fato dele ter uma ultimate global tambem contribui e muito para ajudar o time. O lado ruim é dele necessitar de farm para se tornar assustador para os inimigos.

Garen 4: Garen possui silêncio, e um dano meio chatinho, mas nada além. Sua ultimate tambem não é viável para um suporte.

Gragas 6: Possui lentidão, lentidão de velocidade de ataque e uma ultimate capaz de quebrar formação do time inimigo se usado da forma certa. seu dano na lane pode ser bem irritante.

Graves 1: Unica coisa que tornaria graves um bom suporte seria sua bomba de fumaça, mas como heróis anteriores, existiriam escolhas muito melhores do que ele.

Hecarim 3: Hecarim possui um dano moderado, auto sustento(ao custo de empurrar a lane) e pode voltar rapidamente a lane com seu E. Seu ultimate é realmente forte, mas seu dano e defesa acaba ficando realmente baixo conforme o jogo progride.

Heimerdinger 7: Possui sentinelas que causam dano de graça em seu Q, Efeito de cegueira~atordoamento em seu E, dano aceitável em seu W, além de uma passiva que cura 2 de hp a kd segundo de voce e aliados proximos(incluindo torres) e aumenta com o seu nível. No caso de achar 2 de hp/s uma quantia insignificante, em 1 minuto,isto da 120 de hp, quase o equivalente a uma poção de hp extra na lane,de graça.

Irelia 4: Irelia possui um dano irritante, além do fato de possuir lentidão ou atordoamento dependendo de como estiver a luta. Seu W aumenta consideravelmente seu dano, e sua ultimate é um bom dano além de auto-cura.


Janna 10: Janna é um dos suportes mais completos atuais, possui bonus de movimento para o time todo, um bonus de velocidade, além de lentidão no inimigo, arremesso, capaz de empurrar os inimigos e curar, além de um escudo de alvo unico realmente forte, que aumenta o dano fisico deles. Um flash + ult no meio do time inimigo pode facilmente vencer uma teamfight que parecia perdida.

Jarvan 5: Jarvan era um suporte bom antes, com a remoção de armadura em seu estandarte ele decaiu muito neste quesito, sua ultimate ainda é boa, mas existem melhores opcoes.

Jax 2: Jax possui dano, e um atordoamento em area, mas nada que realmente o torne um bom suporte. Ele depende de items para se tornar forte, e sem o farm necessário pode acabar se tornando inutil no jogo.

Jayce 3: Jayce possui bonus de velocidade, Lentidão, dano e é tank por natureza, mas não possui nenhuma qualidade forte o bastante que pudesse destacar ele de suporte.

karma 8: A nova karma está realmente forte, possui um dano muito forte, além de lentidão,bonus de velocidade, e prender os inimigos. mas ultimamente, tenho me visto usando ela mais mid lane doq suporte.

Karthus 5: Karthus tem sua barreira,que causa uma quantia imensa de lentidão e reduz as resistencias inimigas, além de possuir um dano elevado contra alvos unicos. Seu ultimate pode lhe garantir algumas assistencias se usado da maneira certa (o ultimate dele seria +- a versão agressiva do ultimate da soraka)

Kassadin 3: Possui um bom dano, silencio e lentidão, mas seus custos de mana são meio altos,e ele depende de poder de habilidade para se tornar assustador.

Katarina 4: Possui um dano chato, além de não ter custo nas suas habilidades. Sua ultimate diminui a cura recebida pelos inimigos, além dela ser 1 hero com danos bases altos, mesmo sem poder de habilidade,acaba se tornando um alvo de foco em potencial, apenas tome cuidado para não roubar as kills de seu carry e faça build voltada a tank para ela.

Kayle 9: Kayle suporte é simplesmente incontrolável. Possui lentidão, Cura com bonus de velocidade, Dano extra em area(Efeito da sua magia E) e uma das melhores ultimates de suporte do jogo, Combine isto,com a redução de status defensivos de sua passiva, e você terá uma das suportes mais completas de league of legends.

Kennen 5: Kennen não possui custo de recurso, pode checar os matos usando as shurikens, e possui atordoamento em area, além de um bônus momentâneo na defesa enquanto usa seu E. Adicione isto ao dano base relativamente alto dele, e temos um suporte moderadamente aceitável.

Kha'zix 4: Kha'zix possui um dos maiores danos atuais, e pode fazer uma build tank sem sacrificar muito sua capacidade de dano e ajuda(o seu W melhorado causa lentidão em área,além de 1 dano alto)

Kog'maw 3: Kog'maw possui efeito de lentidão aos inimigos, redução de armadura e resistencia magica, e após o level 6 controle de matos com seu ultimate. O lado ruim, é que pra ele se tornar um suporte aceitável, será preciso fazer uma build voltada para mana e defesa, porque seu custo de mana será moderadamente alto em lutas.

LeBlanc 5: Possui um dano base bom, lentidão, silêncio, prender, mas tende a decair conforme o jogo segue.

Lee sin 6: Lee suporte é realmente aceitável, possui magias para manter controle do mato da lane, Efeito de lentidão de velocidade de ataque e velocidade de movimento, além de uma ultimate que é capaz de quebrar a formação do time adversário. Seu escudo é realmente forte em lane, e é um hero com custo de recursos baixos, é geralmente feito com items de auras de tank.

Leona 9: Leona é simplesmente um quebrada. possui o maior disable do jogo pré 6,além de seu dano ser alto, em conjunto de ter uma skill que aumenta sua defesa. Ah,esqueci de comentar sua passiva,que aumenta imensamente o dano que seu parceiro de lane irá causar, e ultimate com atordoamento~lentidão em area.

Lulu 8: O suporte de lulu é realmente forte, possui um dano bem elevado para um suporte, efeito de lentidão, bonus de velocidade, revelar seu inimigo, escudo para seu aliado(ou si mesmo),uma ultimate que 'aumenta(Entenda-se aumenta como CURA) hp além de empurrar os inimigos para longe, e transforma seus inimigos em esquilos(tornando-os impossíbilitados de atacar). Ah sim, Esqueci de falar, os custos de mana dela são baixos tambem.

Lux 7: Lux suporte é realmente interessante, seu Q possui um dano base bom,além de prender o inimigo, sua passiva adiciona uma boa quantia de dano extra, possui um escudo de hp em area, e seu E~R Revelam o mapa para seu time. Sem contar que suas ranges são BEM elevadas permitindo jogar na defesa e ser agressivo,ao mesmo tempo.

Malphite 7: Malphite possui um kit bem sólido para suporte, dano e lentidão em seu Q, bonus extra defensivo contra danos fisicos no W, Redução de velocidade de ataque, que tem dano aumentado conforme sua armadura, e uma ultimate em area,com dano alto além de arremessar os inimigos ao ar. Sua passiva permite levar alguns ataques extras de graça sem perder hp.

Malzahar 5: Malzahar suporte oferece alguns efeitos positivos. Primeiro, ele possui silêncio em area, que bem posicionado, pode fácilmente virar uma luta a seu favor. Segundo, Seu W(% de hp por segundo) vai causar 1 dano aceitável contra inimigos tanks mesmo que você não possua ap algum, ou no minimo vai evitar eles de lutarem na area dela sem levar danos extras, e sua ultimate suprimi o alvo, tornando incapaz de fazer qualquer ação por 1.5 segundos(silencio + R causa 1 dano bem aceitavel).

Maokai 6: Maokai possui lentidão, controle de visão de mato parcial(com seu E) além de prender os seus inimigos,e reduzir o dano que seus aliados recebem. O unico problema é que ele fica frágil sem items de defesa no inicio do jogo.

Master Yi 2: Master yi possui um dano irritante, além de pushar a lane demais(que pode ser tanto uma coisa boa quanto ruim).

Miss fortune 2: Miss fortune possui lentidão, e é capaz de reduzir a cura que o alvo de seus ataques recebam, mas sem poder de habilidade ~ dano de ataque, acaba sendo fácil de ignorar ela. Aproveite sua passiva e de umas ganks cedo, seu time agradece.

Mordekaiser 4: Mordekaiser é 1 suporte interessante, ele é tank por natureza,devido a sua passiva, possui uma habilidade que não apenas aumenta a defesa do aliado,como causa dano aos inimigos proximos, e uma ultimate que pode fácilmente tornar um 4 vs 5 um 5 vs 4.

Morgana 7: Morgana possui um dano base bem aceitável, efeito de prender o inimigo, reduzir sua defesa magica enquanto causa dano, além de possuir o melhor escudo do jogo(com excessão da kayle). E de brinde,seu ultimate atordoa o time adversário, com reuso baixo, e dano alto.

Nami 8: Nami é 1 suporte realmente forte, mas complicada de usar. Ela possui um efeito de arremesso de seus inimigos no Q, mas a range é realmente baixa,acaba fazendo você errar ela caso o inimigo possua qualquer skill de fuga(ou forçar 1 flash), possui uma cura~dano imbutido na mesma skill, além de lentidão, e uma ultimate com a area ridiculamente alta, que não apenas empurra os adversarios,como causa uma lentidão realmente forte em seguida.

Nasus 6: Nasus suporte não foca em farm seu Q, ao invez disto, ele deve maximizar a sua lentidão (95% de velocidade de ataque e movimento no seu W) e seu atirar fogo(E, dano base alto, além de reduzir a armadura dos alvos que pisarem nela), além disto, sua ultimate torna ele tank por natureza.

Nautilus 6: Possui um ultimate forte, uma passiva que atordoa os alvos que levarem seus ataques basicos, além de uma skill que trás os inimigos para proximo de seu time.

Nidalee 7: Os pontos fortes de nida suporte, são o fato dela providenciar visão para seu time, com as suas armadilhas, além de uma cura que da bonus de velocidade de ataque. O lado fraco, é que ela acaba precisando de alguma expécie de regeneração de mana, para não ficar sem cedo.

Nocturne 6: Nocturne possui um efeito de amedrontar, bonus de dano e velocidade para si mesmo, além de um escudo capaz de anular uma magia. Sua ultimate é capaz de fazer as ganks do seu jungler ainda mais fortes(remove a visão de sentinelas do time adversário) além dele poder ajudar as outras lanes removendo a visão. Ele não apenas ajuda o aliado de sua lane, como tambem ajuda o jungler a gankar as outras lanes.

Nunu 8: Nunu, Ou como deveria ser chamado, o guardião real do tempo, é capaz de causar lentidão eterna no herói adversário, ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade de movimento e ataque do aliado. O dano base de sua bola de neve(E) é bem alto, além de oferecer uma lentidão realmente alta, e reuso baixo. Sua ultimate tem o maior dano base do jogo,e uma das maiores progressões de dano tambem, além de causar lentidão aos inimigos proximos, se usado de dentro do mato, aumenta em muito as chances do inimigo receber ela completa.

Olaf 3: Possui um dano base realmente alto, mas os custos de hp~mp acabam não favorecendo ele como suporte, além do fato que além do dano,ele não tem nada a oferecer para seu aliado.

Orianna 7: Orianna possui um dano base bem alto, com efeito de lentidão e bonus de velocidade, além de um escudo para os aliados, e é capaz de quebrar a formação inimiga, empurrando o carregador adversário para o meio da luta.

Pantheon 5: Possui um dano bom, reuso baixo além de custo de mana baixo, seu atordoamento tambem é interessante, em conjunto da passiva faz você levar alguns hits a mais sem se preocupar. Sua ultimate permite gankar de qualquer parte do mapa.

Poppy 3: Ela realmente não possui nada de muito interessante para ser suporte, é capaz de atordoar o inimigo, e pode ajudar seu time a dar mergulhos em torre, mas seria melhor usar ela em outra lane para isto.

Quinn 4: Quinn possui um dano base bem alto, além de movimentação alta,e efeito de cegueira e lentidão,e visão de mapa. Não um grande suporte,mas não o pior do jogo.

Rammus 6: Rammus possui skills realmente fortes para um suporte, o unico lado ruim, é que ele precisa estar do lado do adversário para ser capaz de fazer seu trabalho. Seu provocar diminui a armadura do inimigo, sua carapaça aumenta bastante sua resistencia, mas infelizmente seu Q é bem previsivel e fácil de fugir caso você saiba daonde rammus está vindo.

Renekton 3: Renekton possui um dano base realmente alto, e é bem tank por natureza, mas infelizmente, seu atordoamento é de 0,75 segundos(visto que não será possivel você ficar atacando para acumular furia)e tambem prende a si mesmo.

Rengar 5: Rengar possui um conjunto interessante para suporte, seu E além de causar lentidão, tambem pode prender o adversário, seu W tem 1 dano base bem alto, além de lhe dar mais resistencia, e sua ultimate pode tanto ser usada defensivamente (para confirmar que o time adversário não está vindo dragão,por exemplo) como agressivamente( para acumular as cargas de ferocidade ~ providenciar visão para seu time).

Riven 3: Seu dano base é bem alto, e seu escudo ~atordoamento bem interessante, mas riven depende muito em pegar leveis rapido, e não é aconselhado ir lane dupla com ela.

Rumble 4: Possui um dano irritante em lane, capaz de manter controle do mato com seus harpões, e possui um dano base aceitável, mas ainda assim,inferior ás melhores escolhas.

Ryze 6: Ryze possui um kit interessante. Seu W possui um reuso bem baixo, sendo capaz de ser usado 2~3 vezes em uma luta média, além de seu dano aumentar com sua mana(uma lagrima da deusa cedo ja lhe providencia um bonus bem grande em dano), seu bonus de movimento na ultimate tambem ajuda a evitar os alvos de fugir.

Sejuani 6: Ela possui uma lentidão forte,e tem a capacidade de pular para cima do carregador inimigo e focar ele, além de uma ultimate extremamente forte, o lado negativo é que seus tempos de reuso são bem altos.

Shaco 2: Ele realmente é um pessimo suporte, seu amedrontar é realmente dificil de acertar em uma luta correta, suportes geralmente tendem a pegar defesa, o que não favorece shaco muito, além de que sua lentidão não é tão forte.

Shen 7: Ele é simplesmente o deus do controle de mapa, é capaz de pushar lanes,e ajudar seu time(ao mesmo tempo), possui provocar em area, uma cura pro seu carregador e si mesmo, e fica realmente forte com quantias altas de hp.

Shyvana 1: Ela realmente não possui nada que tornasse sequer um suporte viável, seu dano base é alto,mas não o bastante, além dela não ter nenhuma expécie de lentidão ou efeito de controle de grupo(além do breve momento de seu ultimate).

Singed 6: Ele é realmente forte, possui uma lentidão em area extremamente alta, além de poder quebrar a formação inimiga, possui um dano aceitável, e uma ultimate que serve tanto para se curar,quanto andar mais rapido, quanto tankar mais.

Sion 4: Ele possui um atordoamento de 2 segundos, e um dano de explosão interessante, nada mais a dizer sobre ele.

Sivir 4: Possui um dano considerável, é capaz de anular magias do time adversário usando seu escudo, e possui uma ultimate que aumenta a velocidade de ataque e movimento de seu time.

Skarner 5: Skarm possui efeito de lentidão eterna contra seu alvo,além de bonus de movimento, e um dano base bem forte. Sua ultimate pode fácilmente pegar kills pro seu time,se usado no alvo certo,e com a coordenação certa.

Sona 10: Ela simplesmente oferece tudo que um suporte poderia sonhar. Auras realmente fortes, Dano alto, Cura, bonus de velocidade~lentidão, e atordoamento em area. Sona está na 'god tier' de suporte desde que foi lançada, e mesmo após os milhares de nerfs,ainda continua nesta tier.

Soraka 9: Soraka possui o melhor sustento do jogo, sem comparações possíveis de se fazer. ela possui um bonus de armadura realmente forte em sua cura(+125 é muito!) além de uma aura de resistencia magica pra aliados proximos, cura de mana ou silencio+dano em seu E, diminuição de resistencia magica com dano em seu Q, e ultimate global de cura. Um dos melhores suportes para se aprender a jogar, ja que é a menos dependente de items de todos os suportes de league of legends.

Swain 3: Possui lentidão, é capaz de prender os adversários, e possui uma auto-cura alta, mas acaba deixando a desejar,pelos altos custos de mana.

Syndra 2: Syndra possui atordoamento, lentidão, e um dano base aceitável, mas é dependente demais de items e leveis para se permitir lane dupla.

Talon 3: Possui um dano interessante, além de revelar o inimigo, causar lentidão, e silenciar ele, mas ainda assim, não tem utilidade o bastante ou danos bases altos os bastante para ser viável suporte.

Taric 10: Taric é simplesmente o suporte mais forte do meta atual, providenciando bonus de armadura pra todos aliados, bonus de Poder de ataque e poder de habilidade, Cura, e atordoamento. Além de que seus danos bases são bem altos, ele é capaz de tirar o carregador inimigo da lane por si mesmo,se jogado da forma certa. a partir do level 6, ele se torna ainda mais ameaçador, tanto pelo dano que ele ganha, quanto pelas auras que ele providencia pro time. Simplesmente ultrajante.

Teemo 6: Teemo é um suporte diferente, seu cegar é realmente forte na lane, tanto em questão de dano quanto efeito, seu reuso é rapido, e após o level 6 ele ganha 'sentinelas' pelo mapa todo,que causam dano.

Thresh 8: Ele é simplesmente o terror de qualquer carregador, é capaz de prender, pode teleportar até você, possui a maior lentidão do jogo, e é capaz de salvar o carregador que está em 1 lugar 'impossível' de ser salvo, ou trazer seu jungler para a lane usando sua lanterna. Além disto, o dano de seus ataques basicos são realmente altos,e ele ganha resistencia e dano de graça devido a sua passiva.

Tristana 5: Ela possui uma lentidão de 60%, redução de cura com dano, e pode quebrar o posicionamento do time inimigo.

Trundle 7: Trundle possui uma das melhores lentidões do jogo, que não apenas revela a area, como tambem possívelmente pode colocar o inimigo fora de posição ~ lento, além de diminuir o dano basico dele,enquanto aumenta seu proprio, e reduzir as resistencias,aumentando as suas proprias.

Tryndamere 4: Pra não desmerecer ele, ele possui redução de 100 de poder de ataque, e 60% de lentidão, além de seu ultimate que faz ele 1 bom tank de mergulho de torre.

Twisted fate 5 : Possui atordoamento, e seu ultimate revela o time adversário, além de permitir gankar as outras lanes, mas acaba sendo meio fraco sem os items de dano necessário.

Twitch 3: Ele possui lentidão, e um dano base interessante, mas seu estlo de jogo e status iniciais não o tornam nem 1 pouco viável para suporte.

Udyr 4: Possui um dano base realmente alto na forma de tigre, possui atordoamentos contra diversos alvos,além de bonus de movimento, e boa defesa, mas além do dano~sobrevivencia,não tem nenhuma ferramenta que ajude seu aliado a ficar mais forte,e depende de farm.


Urgot 7: Urgot possui um dano realmente nojento, seu dano base é realmente alto, e seu estilo de jogo favorece ficar fora da visão do time adversário, além de efeitos de lentidão em suas magias e ataque,e seu ultimate que troca de lugar com o adversário(que o torna um otimo tank~suporte,visto que suas progressões são baixas e danos bases altos)

Varus 4: Ele possui uma lentidão boa,que reduz a cura recebida pelos alvos, uma ultimate que prende não apenas o alvo inicial, como tambem os aliados proximos, e % de hp em dano.

Vayne 2: Ela possui um efeito de atordoamento se usado da forma certa, e % de dano em hp, mas realmente não é bem versada para suporte, devido aos status iniciais baixos.

Veigar 4: Ele realmente depende de farm seu Q para causar danos altos, seu atordoamento em area é realmente interessante, além do fato de sua passiva lhe dar muita mana regen(mais doq você irá usar como suporte), seus danos bases são bem altos, mas ele cai no meio de jogo.

Vi 5: Vi possui maneiras de chegar rapidamente ao carregador inimigo, desabilitando ele com seu ultimate, e diminuindo sua armadura com o efeito do W, seu dano é bem alto tambem, mas sem os items de dano ou de tank ela acaba decaindo rapidamente conforme o jogo progride.

Viktor 3: Possui um atordoamento em area bom, mas fácil de se esquivar,além de seu dano base ser alto, mas não o bastante.

Vladimir 4: Possui um dano e auto-sustento que realmente incomoda na lane, mas o fato dele depender de leveis pra se tornar forte acaba deixando ele atrás de outros suportes que são forte pelos seus kits.

Volibear 5: Ele possui lentidão, um dano base bem alto, além de poder jogar o carregador inimigo pro seu time. Sua passiva é interessante tambem, mas ele é no geral um herói fraco para se ir de suporte, pela falta de utilidade que ele providencia pro time.

Warwick 6: Ele possui um dano base bem aceitável em seu Q, bonus de velocidade de ataque pro time bem alto, além de que seu ultimate suprime o inimigo, tornando ele impossibilitado de tomar qualquer ação. Além dele geralmente ser montado tank, o que a build suporte ja faz atualmente.

Wukong 5: Ele possui um dano base bem elevado, e seu W permite escapar sem levar dano, e sua ultimate possui arremesso em area,além do dano alto. O unico ponto negativo são os custos de mana moderadamente altos e que a progressão de dano dele é realmente boa.

Xerath 3: Ele possui atordoamento, e seu ultimate da 1 dano realmente bom, mas ainda assim não axo que isto o tornasse aceitável para ser suporte.

Xin zhao 4: Ele possui lentidão, um dano base aceitável, e acaba se tornando um bom tank em final de jogo, mas seus status bases acabam sendo baixos,mesmo com o arremesso ele ainda é inferior em questão de 'suporte' a outros heróis.

Yorick 4: Possui uma skill que da visão do mato, e um dano bem chatinho de se lidar na lane, o unico problema é ser extremamente dependente de mana, o que acaba fazendo decair no meio de jogo, mas retornando em final de jogo.

Zac 3: Seus danos bases são interessantes, mas não o bastante para se tornar aceitável. Todas as suas skills tem custo de hp, e range baixa(com excessão do E carregado) e seu ultimate não oferece utilidade o bastante para ser um bom suporte.

Zed 4: Ele possui um dano base simplesmente muito alto, mas ele precisa de items pra manter alto, o que não é bom para suporte.

Ziggs 5: Possui um controle de mato bom, com as bombinhas obrigando os inimigos a sairem dele pra se esquivar, possui lentidão e um pequeno arremesso,que se usado da forma certa pode ser realmente irritante,e sua ultimate pode ajudar as outras lanes tambem.

Zillean 9: Possui um dano realmente chato na lane, bonus de movimento~lentidão que se torna eterno conforme seu level aumenta, seu ultimate ressucita um aliado proximo,que se usado da forma certa vai salvar ele, além da que eu considero,a melhor passiva do jogo, aumenta em 8% toda a exp ganha pelos seus aliados.

Zyra 7: Ela possui um dano alto base, é capaz de prender o inimigo, e possui mini sentinelas no seu W, além de arremessar os inimigos na sua ultimate. Seu controle de lane é bem forte, e sua presença em lutas tambem

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